O PASS, SQL Saturday, chapters do PASS e comunidades Microsoft

Uma coisa a gente tem que elogiar a Microsoft: ela faz comunidade e faz bem há muitos anos! Estou comparando com as comunidades open source: não. No open source a comunidade é o motor do produto, quando há uma empresa por trás, esse produto pode existir sem comunidade, apenas com um time de desenvolvimento, um time comercial vendendo e clientes (não vou dizer que é o melhor produto, pois perde o crescimento pelo amplo feedback, mas pode ser um bom produto). Mas há muito tempo a Microsoft percebeu que era necessário integrar as várias peças do ecossistema que envolve alguma tecnologia. Nesse ecossistema podemos colocar : desenvolvimento, implantação, suporte, comercial, cliente e/ou usuário (nem sempre o cliente e o usuário são o mesmo ator). A MS contribui então com vários incentivos à comunidade, que vão de brindes a patrocínios, englobando títulos e o que mais puder ajudar, abaixo vou descrever um pouco das iniciativas que mais vi ate hoje.

Eventos: além da Microsoft promover seus eventos, ela colabora com uma série de outros eventos como patrocinadora e isso ajuda muito a comunidade, quem já organizou eventos sabe o tanto que é complicado ir atrás de patrocínio, ter um patrocinador que ajuda tanto como a MS é um excelente facilitador. Agora podem me falar: “Raul, outras empresas, mesmo menores também patrocinam”. Sim, concordo e a MS não fica atrás, patrocina também. Quanto mais empresas entendendo que isso é importante melhor! O que me chama a atenção são os pequenos eventos em que ela manda brinde, lanche. Patrocinar grandes eventos é glamouroso, mas e os pequenos eventos? Os médios? Como fazer? Deixa de fazer o evento? Nesse quesito, ponto positivo para a Microsoft, mesmo sendo uma empresa global tem uma estrutura que não deixa de dar atençao e incentivar pequenos eventos.

Forum: Num período onde não existia o Stack Overflow, o mundo dos fóruns era bem mais pulverizado. Não que hoje não exista diversidade, mas para grande parte das coisas é bem normal que o Stack consiga cobrir as necessidades e eles se especializaram nisso (vou ressaltar que o Stack Overflow é um projeto de um ex funcionário da MS, o Joel Spolsky ), o : trocar conhecimento. Mas num mundo não muito distante, não existia o Stack e encontrar informação confiável não era tão simples quanto hoje. A MS criou seus fóruns e tinha uma equipe de pessoas que os apoiavam, e a MS claro, apoiava eles, isso criou um canal de comunicação onde era confiável buscar respostas às dúvidas sobre os produtos.

Outra iniciativa da Microsoft que gosto de destacar é o MVP – Most Valuable Professional, que é um programa que premia as pessoas que mais/melhor colaboram com a comunidade do produto que têm maior familiaridade. Então cada produto tem um número determinado pela MS de quantos MVPs por região haverão. Além disso eles terão acesso a eventos exclusivos, lista de e-mails e é uma comunicação tão bem executada que várias vezes os MVPs sabem de notícias importantes antes de funcionários da MS. Isso indica uma coisa: o programa tem importância! E agora com essa nova onda na Microsoft de apoiar o Open Source, como será que o MVP irá ficar?

Bom, comunidade para a MS é algo muito importante, eu sou cria de algumas delas e minha carreira é ligada diretamente à elas então posso dizer com conhecimento de causa: comunidade tem o seu valor e a MS percebeu isso há muito tempo. Ressalto que não quero fazer comparações com o Open Source, são maneiras de existir diferentes, mas para quem precisa rentabilizar lucros e durante muito tempo foi tachada de formas bem negativas por militantes de movimentos de software livre, não é tão conhecido das pessoas o quanto ela incentiva as comunidades mais variadas, espero ter mostrado para quem ficava de orelha em pé que temos bons motivos para acompanhar e colaborar com as comunidades, e não só as open source.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s