Mês: junho 2017

Meetup – Arquitetura do SQL Server

Olá! Quando eu ainda estava na faculdade, já era cria da comunidade em um evento que estava rolando na faculdade fui chamado para palestrar sobre SQL Server. Na época eu estava procurando a melhor maneira de explicar como SQL Server Funcionava, o que o produto possuía e quais suas principais características. Não encontrei maneira melhor de explicar do que a que o Fabrício Catae utilizou no vídeo de Fundamentos de Bancos de Dados. Utilizei como core da apresentação e acrescentei outros assuntos que ajudariam a explicar os principais tópicos. Acabou que alguns anos depois, num meetup do GTS-DF que ocorreu no dia 25/04/2017, acabamos conversando sobre algumas dúvidas de bancos de dados e me ofereci para explicar o funcionamento do SQL Server. No dia 08/06/2017 fizemos um meetup para explicar o funcionamento, então retirei os slides de arquitetura que estamos guardados e mandamos ver, usamos o material para guiar nossas …

Meetup – Arquitetura do SQL Server Leia mais »

Encontro SQLServerDF 35 / DataGroup I – Cenário das Plataformas de Dados para 2017

Um pouco fora do prazo, mas não poderia passar batido. Dia 31/05/2017 tivemos nosso encontro 35 do SQLServerDF e o Encontro I do meetup DataGroup, um meetup oriundo do chapter do Brasília mas que contempla outros assuntos naturalmente que não sejam somente temas que orbitem em volta da plataforma de dados da Microsoft. Geralmente temos sessões mais técnicas, dessa vez tivemos uma sessão onde discutimos sobre o que algumas plataformas nos proporcionarão para esse ano. Além disso, fizemos algo que geralmente não fazemos, discutimos sobre o histórico, o que aconteceu nos últimos 10 anos e como as empresas se posicionaram quanto a essas mudanças. Caso precise, os slides que nos guiaram durante a discussão estão abaixo.

O PASS, SQL Saturday, chapters do PASS e comunidades Microsoft

Uma coisa a gente tem que elogiar a Microsoft: ela faz comunidade e faz bem há muitos anos! Estou comparando com as comunidades open source: não. No open source a comunidade é o motor do produto, quando há uma empresa por trás, esse produto pode existir sem comunidade, apenas com um time de desenvolvimento, um time comercial vendendo e clientes (não vou dizer que é o melhor produto, pois perde o crescimento pelo amplo feedback, mas pode ser um bom produto). Mas há muito tempo a Microsoft percebeu que era necessário integrar as várias peças do ecossistema que envolve alguma tecnologia. Nesse ecossistema podemos colocar : desenvolvimento, implantação, suporte, comercial, cliente e/ou usuário (nem sempre o cliente e o usuário são o mesmo ator). A MS contribui então com vários incentivos à comunidade, que vão de brindes a patrocínios, englobando títulos e o que mais puder ajudar, abaixo vou descrever …

O PASS, SQL Saturday, chapters do PASS e comunidades Microsoft Leia mais »

Primeiro post – Retrospectiva profissional e os objetivos do blog

Parte 1: Retrospectiva Profissional Como já diria a sabedoria popular: “qualquer caminhada por maior que seja começa sempre com o primeiro passo.”. Então esse é meu primeiro post do blog e vou começar refletindo sobre minha carreira e o porquê de ter um blog. Para começar vou fazer uma pequena retrospectiva da minha carreira profissional: 1 – Começo – Suporte técnico. Momento que nem todo mundo quer saber 🙂 :consertar muito computador e resolver os problemas do usuário. Basicamente temos aqui um momento muito importante onde o aprendizado foi enorme. Tive o prazer nesse momento de ministrar treinamentos de suporte e compartilhar o que eu sabia e isso me aproximou de uma paixão: repassar conhecimento 2 – Próximo passo: Suporte 2º nível e conhecimento sobre o negócio. Etapa muito importante porque além de conhecer novas tecnologias, plataformas e maneiras de resolver melhor os problemas da empresa, aqui começo a entender …

Primeiro post – Retrospectiva profissional e os objetivos do blog Leia mais »

Rolar para cima