PGConf 20181 min read

Rolou nos dias 03 e 04 de agosto, a PGConf 2018, um dos principais eventos de PostgreSQL que acontecem no país. O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais e os mais variados assuntos. Essa ponto dos assuntos acho muito legal, pois o ambiente de banco de dados é muito dependente das mais variadas camadas, e fazer um evento que tragam essas camadas é muito importante. Para quem trabalhar / quer trabalhar com PostgreSQL esse é um evento obrigatório.

A organização do evento foi impecável, tudo ocorreu maravilhosamente bem. Horários, suporte aos participantes do evento, itens principais e secundários foram tratados com bastantes cuidado e não me furto a dizer que é uma das principais conferências do país! Foi realmente um enorme prazer ter participado.

Esse ano participei entregando uma palestra que tendia muito mais para a governança de dados, o tema foi: “ILM (Information Lifecycle Management) no PostgreSQL”. Apesar da palestra poder te um cunho técnico forte, o objetivo dela era mostrar vários pontos de vista sobre a gestão do dado, na maior parte sobre o ponto de vista do DAMA e sobre como endereçar da melhor maneira possível o seu dado, sobre o ponto de vista do custo manipulação. Foi interessantíssimo, desafiador – visto que minha zona de conforto é mais técnica, e bastante gratificante. Caso queira, segue abaixo os slides:


Espero ter contribuído ao explicar sobre o evento, e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima