rauldoliveira

PGConf 2018

Rolou nos dias 03 e 04 de agosto, a PGConf 2018, um dos principais eventos de PostgreSQL que acontecem no país. O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais e os mais variados assuntos. Essa ponto dos assuntos acho muito legal, pois o ambiente de banco de dados é muito dependente das mais variadas camadas, e fazer um evento que tragam essas camadas é muito importante. Para quem trabalhar / quer trabalhar com PostgreSQL esse é um evento obrigatório. A organização do evento foi impecável, tudo ocorreu maravilhosamente bem. Horários, suporte aos participantes do evento, itens principais e secundários foram tratados com bastantes cuidado e não me furto a dizer que é uma das principais conferências do país! Foi realmente um enorme prazer ter participado. Esse ano participei entregando uma palestra que tendia muito mais para a governança de dados, o tema foi: “ILM (Information Lifecycle Management) no PostgreSQL”. Apesar …

PGConf 2018 Leia mais »

SQL Saturday 744 – Caxias 2018

Em 23 de junho de 2018 estive no SQL Saturday 744 – Caxias 2018, dessa vez como palestrante. Foi a primeira vez em Caxias, da outra vez estive no Sat de POA há 4 anos atrás. Pontos que sempre trazem satisfação: rever amigos, trocar idéias, refrigerar o cérebro e isso quem está próximo a mim sabe que é o padrão para os eventos. Agora, existem coisas que são realmente diferente e vamos analisando a cada evento. O Sat de Caxias foi um sat com um dos melhores públicos que já vi, simplesmente sensacional! Publico participativo, que ficou até o final, interagiu. Realmente muito bom isso. Não consigo identificar o porque, mas foi a grande diferença do evento. Evento bem organizado, com uma grade excelente, e todos pontos que poderiam ser feitos pela organização foram feito, um evento realmente exemplar. Eu dessa vez não palestrei sobre algo técnico, falei sobre “O Guia …

SQL Saturday 744 – Caxias 2018 Leia mais »

Capital Tech, um evento marcante para mim!

Acredite ou não, assim começou o Capital Tech, e como não poderia deixar de ser, foi excelente!!!! Eu e o Jucinei já fizemos muita coisa na comunidade técnica, mas depois desse diálogo (quase romântico) o evento já tinha uma certeza: seria phoda! Acertamos, nos organizamos, corremos atrás do patrocínio, lugar e começamos a pensar nos assuntos que gostaríamos de ver em um evento de TI. Muito difícil mensurar o porque um evento de TI atrai muitas pessoas e é sucesso e porque as vezes alguns eventos maravilhosos acabam não atraindo tantas pessoas. O que posso afirmar é que esse evento foi simplesmente fantástico. Teve animação, palestras sensacionais, interação, participação, público, público engajado e muita, mas muita troca de conhecimento. Ponto que gostamos? Fizemos o evento do jeito que gostaríamos que fosse um sábado onde fossemos estudar/trabalhar e no final, apesar de todo o cansaço, toda a correria, no dia 24/03/2018, …

Capital Tech, um evento marcante para mim! Leia mais »

PGDay Brasília 2017

No dia 8 de dezembro de 2017, aconteceu o PGDay Brasília, primeiro evento de PostgreSQL em Brasília depois de muito tempo! Foi uma imensa alegria para mim participar de mais um evento e mais um evento de PostgreSQL! Após conhecer o Gerdan no PGBr 2017, ficamos no compromisso pessoal de fazer um evento de PostgreSQL em Brasília. Então, após alguns dias, deu tudo certo e começamos a nos movimentar pensando nesse evento. Corre atrás de patrocinador, lugar, pensa o evento e o que rolou: evento vai acontecer! O pessoal da Tecnisys arrepiou, um time fantástico que fez um trabalho maravilhoso e propiciou que tudo saísse do papel! Foi um evento muito marcante para mim, a Microsoft patrocinou o evento e podemos dizer que no Brasil começou um novo ciclo de apoio da Microsoft à novas comunidades. É uma empresa que de longa data já sabe apoiar comunidades técnicas (já falei …

PGDay Brasília 2017 Leia mais »

SQL Saturday 677 – Salvador

Em 18 de novembro de 2017, tive a oportunidade de participar do SQL Saturday 677 – Salvador 2017, a primeira edição do evento que acontece por lá. É muito prazeroso ver o evento chegar a lugares onde antes ele não ia. Isso nos indica que a comunidade está crescento, novos palestrantes e participantes estão surgindo e fazendo a comunidade se revigorar Tive o prazer de fazer parte disso como palestrante e inscrito no evento, onde pude além de compartilhar um pouco com conhecimento aprender muito com muita gente boa que passou por lá. Além disso, como sempre os Sats são a oportunidade de rever amigos e pessoas que você admira, trocar uma idéia e validar os rumos para onde está indo. Conversar com as pessoas, ver idéias diferentes da sua é sempre uma boa maneira de validar o que está fazendo. Claro que ninguém vai mudar tudo o que está …

SQL Saturday 677 – Salvador Leia mais »

PGBr 2017

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro participei pela primeira vez do PGBr – Conferência Brasileira de PostgreSQL. O evento nacional de PostgreSQL ocorreu em Posto Alegre – RS e foi capitaneado pelo Sebastian Webber (@sebawebber) que conseguiu fazer um evento fantástico. A comunidade de PostgreSQL é bastante inclusiva, recebe a todos de braços abertos e fui muito bem tratado, recebi muitas dicas interessantes e foi muito, muito, muito legal. O evento tem uma dinâmica diferente dos eventos que geralmente participo, pois tem mais de um dia, um patrocínio forte e participação forte dos patrocinadores também, sem contar que o público é bem corporativo. Foi realmente uma grata experiência. Agora é aguardar as próximas edições do evento da comunidade e tentar participar o máximo possível, pois só uma coisa faz uma comunidade forte: engajamento. Nesse evento eu pude coloborar um pouco com uma palestra, que foi a primeira que …

PGBr 2017 Leia mais »

Como foi o SQL Saturday 618 – Brasília 2017

No dia 19 de agosto de 2017, aconteceu o SQL Saturday 618 – Brasília 2018, o evento do PASS que contempla plataforma de dados Microsoft. Para quem não conhece bem, o PASS (Professional Association for SQL Server) que é apoiada pela MS Corp e a organização mantém alguns eventos: Encontros locais dos Local Groups (chamados anteriormente de Chapters): eventos geralmente pequenos, algo como meetups. o SQL Saturday: Um evento média, para um publico que varia de 100 a 500 pessoas (dependendo de uma série de fatores), que acontece durante um dia inteiro, em algumas regiões do mundo durante o ano, onde na mesma região ele não acontece com um período mínimo de um ano. O PASS Summit: Acredito que seja o maior evento do mundo de dados, com um investimento alto, publico enorme e muita, mas muita coisa rolando no evento. Aqui em Brasília tivemos a nossa 4ª edição do …

Como foi o SQL Saturday 618 – Brasília 2017 Leia mais »

Meetup – Arquitetura do SQL Server

Olá! Quando eu ainda estava na faculdade, já era cria da comunidade em um evento que estava rolando na faculdade fui chamado para palestrar sobre SQL Server. Na época eu estava procurando a melhor maneira de explicar como SQL Server Funcionava, o que o produto possuía e quais suas principais características. Não encontrei maneira melhor de explicar do que a que o Fabrício Catae utilizou no vídeo de Fundamentos de Bancos de Dados. Utilizei como core da apresentação e acrescentei outros assuntos que ajudariam a explicar os principais tópicos. Acabou que alguns anos depois, num meetup do GTS-DF que ocorreu no dia 25/04/2017, acabamos conversando sobre algumas dúvidas de bancos de dados e me ofereci para explicar o funcionamento do SQL Server. No dia 08/06/2017 fizemos um meetup para explicar o funcionamento, então retirei os slides de arquitetura que estamos guardados e mandamos ver, usamos o material para guiar nossas …

Meetup – Arquitetura do SQL Server Leia mais »

Encontro SQLServerDF 35 / DataGroup I – Cenário das Plataformas de Dados para 2017

Um pouco fora do prazo, mas não poderia passar batido. Dia 31/05/2017 tivemos nosso encontro 35 do SQLServerDF e o Encontro I do meetup DataGroup, um meetup oriundo do chapter do Brasília mas que contempla outros assuntos naturalmente que não sejam somente temas que orbitem em volta da plataforma de dados da Microsoft. Geralmente temos sessões mais técnicas, dessa vez tivemos uma sessão onde discutimos sobre o que algumas plataformas nos proporcionarão para esse ano. Além disso, fizemos algo que geralmente não fazemos, discutimos sobre o histórico, o que aconteceu nos últimos 10 anos e como as empresas se posicionaram quanto a essas mudanças. Caso precise, os slides que nos guiaram durante a discussão estão abaixo.

O PASS, SQL Saturday, chapters do PASS e comunidades Microsoft

Uma coisa a gente tem que elogiar a Microsoft: ela faz comunidade e faz bem há muitos anos! Estou comparando com as comunidades open source: não. No open source a comunidade é o motor do produto, quando há uma empresa por trás, esse produto pode existir sem comunidade, apenas com um time de desenvolvimento, um time comercial vendendo e clientes (não vou dizer que é o melhor produto, pois perde o crescimento pelo amplo feedback, mas pode ser um bom produto). Mas há muito tempo a Microsoft percebeu que era necessário integrar as várias peças do ecossistema que envolve alguma tecnologia. Nesse ecossistema podemos colocar : desenvolvimento, implantação, suporte, comercial, cliente e/ou usuário (nem sempre o cliente e o usuário são o mesmo ator). A MS contribui então com vários incentivos à comunidade, que vão de brindes a patrocínios, englobando títulos e o que mais puder ajudar, abaixo vou descrever …

O PASS, SQL Saturday, chapters do PASS e comunidades Microsoft Leia mais »

Rolar para cima