PGDay Brasília 20172 min read

No dia 8 de dezembro de 2017, aconteceu o PGDay Brasília, primeiro evento de PostgreSQL em Brasília depois de muito tempo! Foi uma imensa alegria para mim participar de mais um evento e mais um evento de PostgreSQL! Após conhecer o Gerdan no PGBr 2017, ficamos no compromisso pessoal de fazer um evento de PostgreSQL em Brasília.

Então, após alguns dias, deu tudo certo e começamos a nos movimentar pensando nesse evento. Corre atrás de patrocinador, lugar, pensa o evento e o que rolou: evento vai acontecer! O pessoal da Tecnisys arrepiou, um time fantástico que fez um trabalho maravilhoso e propiciou que tudo saísse do papel!

Foi um evento muito marcante para mim, a Microsoft patrocinou o evento e podemos dizer que no Brasil começou um novo ciclo de apoio da Microsoft à novas comunidades. É uma empresa que de longa data já sabe apoiar comunidades técnicas (já falei sobre isso aqui) e agora teremos um novo e infindável ramo de atuação e de parcerias a serem feitas, para levar muito mais conteúdo de qualidade para muita gente!

Durante o evento, ocorreram palestras excelentes, eu pude falar novamente sobre “Análise de Performance Utilizando o Sistema Operacional”, um tema que eu gosto muito e que apesar de eu estar precisando mexer e evoluir essa palestra (já apresentei ela no PGBr, SQL Saturday 677 e agora, no PGDay – eu sei, já posso pedir música) o tema é legal e pronto 🙂

Destaque negativo do evento foi o público que se inscreveu eu não foi! Novamente temos um muitas pessoas inscritas e uma quebra alta. Dessa vez fizemos o evento no Plano Piloto e aí? O pessoal foi? Não! Quem quer ir, dá um jeito e não fica inventando desculpa e falando que não vai porque o evento é aqui ou ali. E não, não é uma reclamação infundada com argumento de relacionamento (quem quer dar um jeito, quem não quer dá uma desculpa), estamos falando de carreira, conhecimento, networking, e indiretamente de salário. Não é possível que isso não faça sentido.

Continuaremos trabalhando para fazer muita coisa legal, espero mesmo que Brasília seja um polo de tecnologia, com muitos profissionais feras fazendo muita coisa fora da curva, só imagino que isso poderia ser melhor se tivessemos os melhores eventos, palestras, interações e conhecimento. Não é possivel as maiores empresas do mundo (Microsoft, IBM…) colocarem recursos no evento e isso não valer de nada para o profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima