Como foi o SQL Saturday 618 – Brasília 20173 min read

No dia 19 de agosto de 2017, aconteceu o SQL Saturday 618 – Brasília 2018, o evento do PASS que contempla plataforma de dados Microsoft. Para quem não conhece bem, o PASS (Professional Association for SQL Server) que é apoiada pela MS Corp e a organização mantém alguns eventos:

  • Encontros locais dos Local Groups (chamados anteriormente de Chapters): eventos geralmente pequenos, algo como meetups.
  • o SQL Saturday: Um evento média, para um publico que varia de 100 a 500 pessoas (dependendo de uma série de fatores), que acontece durante um dia inteiro, em algumas regiões do mundo durante o ano, onde na mesma região ele não acontece com um período mínimo de um ano.
  • O PASS Summit: Acredito que seja o maior evento do mundo de dados, com um investimento alto, publico enorme e muita, mas muita coisa rolando no evento.

Aqui em Brasília tivemos a nossa 4ª edição do SQL Saturday, dessa vez organizada por mim e pelo Guzz (@GustavoMouraFe). Eu e o Guzz participamos das outras edições do Sat das mais variadas maneiras, acredito que ele participou de maneira próxima, que foi mais ou menos assim:

  • SQL Saturday 253 – Brasília 2013: Fui como inscrito e acabei como voluntário em alguns momentos, foi meu primeiro Sat e foi extreamamente gratificante para mim.
  • SQL Saturday 469 – Brasília 2015: Fui como voluntário, pude acompanhar a organização do evento e no dia, foi aquele enorme e prazeroso trabalho. Evento entregue com sucesso e sensação de enorme alegria.
  • SQL Saturday 573 – Brasília 2016: Dessa vez já estava na comissão de frente na organização do evento, o que foi um enorme satisfação e um aprendizado sem igual.
  • SQL Saturday 618 – Brasília 2017: Mais uma vez na organização, esse foi o grande Sat para nós, onde 4 anos de trabalho da comunidade de Brasília, resultou num evento maravilhoso!

O evento desse ano foi fantástico! A pesar da quebra significativa (720 inscritos e 250 presentes) não vou comentar dessa parte, considero esse texto do Luti bem conclusivo sobre o que pensamos sobre a não participação de quem se inscrive, de todo modo,  é um grande desafio nosso tentar conseguir uma quebra menor com o evento sendo gratuito e aos sábados.

Tivemos uma gelera que participou ativamente do evento, trocou idéia, interagiu e fez valer a pena todo o esforço. Espero que continuemos nesse ciclo e que possa existir cada vez mais eventos desse nível, e com esse nível de interação com as pessoas. Num mundo com tanto conteúdo digital, conseguir trazer e agregar pessoas e para as pessoas é um desafio e tanto, espero estarmos no caminho certo.

Só temos que agradecer a todos os participantes e a todos os palestrantes que dispuseram seu dia para participar e contribuir. Meu sonho é que Braília seja uma capital que seja atrativa e que seja geradora de boas tecnologias, estamos carentes disso e conseguir isso seria incrível.

Então é isso, vamos para 2017 e esperamos fazer cada vez mais um trabalho mais forte ainda! Nos vemos no Sat Brasília 2018!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *